top of page

O impeachment de Dilma e alguns gráficos interessantes

Eis que se aproxima o derradeiro dia no qual descobriremos se Dilma continua seu mandato ou não. Inevitável falar deste assunto, ainda que dentro de um contexto de análise de dados.

A questão está nas polêmicas: trata-se de golpe? E as pedaladas? Justificam ou não? Existiram em outros governos? E as respostas podem ser obtidas em um simples gráfico. Foram grandes, enormes, gigantes. E se tornaram hábitos frequentes que podem ter começado a estragar a economia do país já na metade de 2013.

Digno de nota também é o trabalho dos membros do "Vem pra Rua", um movimento suprapartidário que tem organizado protestos a favor impeachment da "digníssima" Presidenta por todo o Brasil. Eles montaram o Mapa do Impeachment, página onde fornecem dados que são atualizados diariamente mostrando a opinião dos "nobres" deputados em relação ao assunto, um prato cheio para os mais ansiosos. É possível visualizar a contagem de deputados indecisos, a favor e contra. Também pode-se verificar a mesma informação reagrupada por Estado ou cidade. Excelente trabalho!!

No gráfico abaixo, outra série temporal, também vemos a evolução desses números, considerando todos os deputados da Câmara.

E nele destaco 2 aspectos:

1) no dia 16/03 parece ter ocorrido algo que acelerou uma tendência: o posicionamento de deputados indecisos a favor do impeachment. Foi nessa data que ocorreu a revelação de que Dilma teria enviado um ofício para que Lula se tornasse ministro, conspirando assim para que ele não estivesse sujeito ao bastão de Sérgio Moro.

2) pouco tem mudado a contagem dos contrários ao impeachment. A variação é bem pequena com ganhos e perdas diários deixando a linha vermelha quase que estabilizada. Permanecendo essa tendência, é bem provável que, no próximo domingo, os apoiadores de Dilma não passem de 130-140 deputados.

Os dados não mentem.

PS: O Sr. Tiririca, segundo deputado mais votado em São Paulo com mais de 1 milhão de votos, ainda está indeciso. Pior do que está não fica!?!?!

Últimos Posts
bottom of page