top of page

Big Data em Google Cloud, Amazon AWS ou Azure: qual o melhor custo/benefício!?

Recentemente o blog do Google Cloud Platform divulgou uma comparação de preços e funcionalidades de seus produtos Big Data com os equivalentes de seus maiores concorrentes (Amazon AWS e Azure). Surpreende o fato de que o preço para armazenar 1 GB de dados caiu de U$10 em 2000 para U$0,1 em 2011 e novamente para U$0,01 hoje. E a mesma redução exponencial tem ocorrido com o custo de processamento (CPU).

O artigo, obviamente, conclui que a melhor opção é a da empresa que patrocina o blog. Entretanto, não se deve ignorar que a Amazon AWS ainda é a plataforma de Cloud Computing mais conhecida e mais utilizada (veja abaixo) e merece respeito. Infelizmente não encontrei um comparativo de preços de autoria do pessoal da Amazon, o que seria uma informação preciosa e tornaria a análise mais imparcial.

Lembro também que o Google Cloud ainda possui uma presença tímida no Brasil, seja pela ausência de equipe interna/parceiros que suportem e desenvolvam soluções/projetos com seus produtos de Cloud Computing, seja pela ausência de um datacenter local que poderia reduzir a latência de aplicações que trafegam grandes quantidades de dados. Outro ponto negativo para o Google: os preços em dólar, sujeitos à variação da cotação da moeda.

Entretanto, o conceito de serviços auto-gerenciados oferecidos no modelo de Plataforma como Serviços (PaaS) pode fazer a balança pender para o lado da gigante de buscas (falarei mais sobre essa tendência em outro momento). Diferentemente do Google, Azure e Amazon nasceram e cresceram oferecendo produtos com conceitos baseados em virtualização de máquinas (IaaS). Amazon possui mais tradição e uma gama mais sofisticada de produtos. Azure pode ser mais interessante para empresas que possuem uma cultura forte baseada em produtos Microsoft.

De qualquer maneira, noto constantemente anúncios de cortes nos custos dos serviços devido à concorrência que existe nesse mercado, o que é extremamente saudável para o bolso dos clientes. Que continuem assim!!

Abaixo os links para as páginas dos produtos de Big Data e Analytics dos três fornecedores:

Quer saber mais!? Entre em contato.

Update 26/06/2017: aqui um comparativo entre os serviços oferecidos pelos maiores fornecedores de cloud pública. Também interessante para verificar as similaridades entre as ofertas das plataformas.

Update 29/06/2017: aqui um comparativo de preços de 2016 dos serviços de storage e suas diversas modalidades (AWS S3, Azure Blob Storage e Google Cloud Storage).

Update 30/07/2017: aqui uma análise bem interessante sobre os players.

Update 15/02/2018: aqui uma comparação de alguns aspectos entre AWS e GCP.

Últimos Posts
bottom of page