top of page

Cloud Computing e Software como Serviço: um novo modelo para utilização de soluções em empresas

Seth Godin, um dos maiores gurus de marketing da atualidade, disse em seu blog: “Eu acredito que estejamos à beira de duas grandes revoluções em software. A primeira são programas que rodam na web ao invés do desktop e a segunda está nas aplicações que estarão totalmente integradas à web”.

E o que têm SaaS e Computação em Nuvem (do inglês, Cloud Computing) a ver com isso? De maneira simples, Cloud Computing é uma abordagem na qual o usuário executa software na Internet, ou seja, ele não precisa ter uma instalação no seu computador ou no servidor de sua empresa. Mas, e por que "Cloud" (do inglês, nuvem)? Porque os profissionais que trabalham com Internet acostumaram-se a representá-la metaforicamente como uma nuvem.

E SaaS? Você utiliza SaaS (do inglês "Software as a Service" ou Software como Serviço) quando contrata aplicações na Internet (ou "em nuvem") como se fossem serviços. Ou seja, você paga apenas pelo que usa, sob demanda, sem se preocupar com aquisição de servidores e licenças de produtos ou contatação de mão-de-obra para manter tudo funcionando. Gmail e Hotmail são dois exemplos muito conhecidos e utilizados de SaaS, apesar de serem gratuitos.

Abaixo um vídeo da Salesforce que explica de maneira bem didática as vantagens de SaaS sobre o modelo já ultrapassado de aquisição de software, baseado em licenças e instalado nos computadores e servidores do próprio cliente. A Salesforce foi a primeira empresa a desenvolver soluções SaaS para empresas e atualmente é um dos maiores forcedores de soluções na área de CRM.

Quer saber mais? Entre em contato

Últimos Posts
bottom of page