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Um dos projetos que desenvolvemos trouxe a oportunidade de criar, desde o início, uma plataforma para rastreamento e monitoramento na área de transporte público. Esse projeto reduziu para um terço os padrões de custos operacionais (datacenter e mão-de-obra) no setor. Além disso, ofereceu maior escalabilidade e robustez com a aplicação de novas tecnologias de Big Data e Cloud Computing.

 

Alguns números:

  • 4 anos de operação com 100% de disponibilidade 24 X 7;

  • 7000 ônibus monitorados;

  • 7 milhões de transmissões processadas por dia, em alguns momentos processando cerca de 200 transmissões por segundo;

  • 500 usuários de órgãos fiscalizadores do governo e garagens integrados;

  • 300 mil passageiros acessando informações através de aplicativos em plataforma Android/iOS;

  • 4 fornecedores de módulos de rastreamento.

Com o tempo notou-se que funções como monitoramento em tempo real, geolocalização, rastreamento e roteirização possuem um grande potencial para resolver problemas recorrentes quando integradas no fluxo de trabalho de embarcadores, transportadores e clientes que utilizam serviços na área de Logística e Cadeia de Suprimentos. Ao mesmo tempo essas funcionalidades não são oferecidas por ERPs (Enterprise Resource Planning Systems) e TMSs (Transportation Management Systems) ou, quando são oferecidas, apresentam custos inviáveis. Desta maneira, criamos uma plataforma para atender esta demanda (vide diagrama abaixo).

Quais os diferenciais dessa plataforma?

  • Escala para qualquer número de veículos;

  • Utiliza tecnologias robustas que garantem completa disponibilidade dos serviços;

  • É contratada no modelo de SaaS (Software como Serviços), ou seja, através de mensalidade de acordo com a quantidade de veículos/cargas;

  • Utiliza o conceito "white-label", ou seja, a marca que aparece para o usuário final é a do sistema/produto que consome os serviços.

Quais as vantagens do monitoramento integrado e em tempo-real para o embarcador/transportador ?

  • Sincronização das informações entre os parcipantes no processo (transportador embarcador/cliente/seguradora);

  • Visibilidade e previsibilidade nosembarque/entrega/retorno de cargas;

  • Agendamento, roteirização e otimização (escolha do melhor caminho) para entregas utilizando informações de trânsito em tempo real (aplicativo Waze);

  • Otimização e reaproveitamento de veículos nas operações de inbounding e outbounding;

  • Utilização de Centro de Gestão e mapas que apontam toda a movimentação da frota em tempo-real;

  • Redução de tempo para alocação de veículos em picos de demanda;

  • Monitoramento do comportamento do motorista em tempo-real;

  • Adequação às obrigatoriedades da Lei dos Caminhoneiros;

  • Controle/redução de custos através de análise de KPIs como: consumo de combustível, km percorrida, tempo parado, tempo de embarque, tempo de viagem, tempo de entrega, etc;

  • Redução de erros, extravios e furtos através de monitoramento das cargas/contêineres/pallets através de tecnologia RFID;

  • Redução nos custos de seguro.

 

Como funciona?

A integração com o sistema do cliente ocorre através de chamadas a serviços no padrão REST/JSON, ou seja, através de uma API. Também é possível gerar dashboards e painéis customizados para monitorar métricas e KPIs específicos de cada empresa. 

 

A plataforma está em constante evolução e, portanto, temos interesse em conhecer novos problemas e desafios propostos por nossos clientes/parceiros buscando por oportunidades para ampliar as funcionalidades oferecidas por ele.

 

Se desejar conhecer o produto ou avaliar uma solução para um problema específico, entre em contato.

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